terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Omissão x Responsabilidade dos Cristãos

1) Romanos 11:31 ->
v.15) Ao contrário do que muitos de nós pensamos, Deus não rejeitou o seu povo; e sim parte do povo é que o rejeitou.
v.24) Deus rejeitou os judeus? NÃO!
Porque os presentes gratuitos de Deus e Seu chamado são irrevogáveis.
Então, concluímos que que a igreja gentílica não é o "Israel de Deus" e que os judeus não foram rejeitados por Ele, ainda que temporariamente (pois a palavra usada aqui é "êttêma" = status inferior ou diminuição temporariamente, pois se prevê uma "plêroma" = Plenitude).
v.11) Paulo ansiava provocar ciúmes em Israel, através da conversão dos gentios.
Nós, cristãos gentios deveríamos acolher as palavras "para provocar-lhes ciúmes", como ordenança ou ao menos como desafio.

Os judeus não-messiânicos deveriam olhar para os gentios salvos na igreja e ver neles uma mudança tão maravilhosa de como eram antes, uma vida tão santa, pessoas tão dignas, tementes a Deus, pacíficas, éticas, alegres, humildes, a ponto de sentirem ciúme e desejarem para si mesmos aquilo que faz esses gentios diferentes e especiais.

Efésios 2: 14-16
* Desde o princípio Deus tem um plano para judeus messiânicos e gentios salvos juntos.
v.15) "…o fez a fim de criar dos 2 grupos uma nova humanidade em união consigo mesmo, e dessa forma trazer Shalom."

Ok… Até aqui absorvemos o coração de Deus / Yeshua.
Mas, o que vem acontecendo de fato que rasga o coração de Deus:
-> No ano 70, os Romanos expulsaram os judeus da terra dada a eles por Deus, e deram a esta terra um nome pejorativo: Palestina (que significa: terra dos Filisteus, inimigos já derrotados de Israel).

-> Ano 160, o numero de gentios salvos era maior q o de judeus, e assim o primeiro não-judeu foi elevado como líder sobre o corpo: Justíno Martir (um anti-semita) o qual disse a um judeu: "As escrituras não pertencem mais a vocês, mas a nós.".

-> Ano 177, Irineu (Bispo de Lyon) disse: "Os judeus foram deserdados da graça de Deus".

-> Anos 160-230, Tertuliano afirmou que Deus havia rejeitado os judeus em favor dos cristãos.

-> Ano 300, Eusébio escreveu: "As promessas do Antigo-Testamento eram para os cristãos e não para os judeus. E as maldições das escrituras eram só para os judeus".

-> Ano 325: O Conselho de Nicéia rejeita OFICIALMENTE todas as raízes judaicas da fé cristã.

-> Ano 415, Agostinho escreveu: "A verdadeira imagem do judeu é Judas Iscariotes".

-> Ano 613, na Espanha: Matavam sumariamente judeus que não se convertiam ao Cristianismo e seus filhos de até 6 anos de idade eram dados a famílias de cristãos.

-> Ano 1096: Ano da primeira Cruzada… Cristãos mataram 12.000 judeus, com a desculpa de recuperar Jerusalém das mãos dos muçulmanos.

-> Ano 1099: 900 judeus foram queimados vivos em uma sinagoga em Jerusalém, enquanto soldados cristãos cantavam "Jesus, nós te adoramos!".

-> Ano 1190, Inglaterra: Perseguição, expulsão e morte de judeus, em plena páscoa.

-> Ano 1320, França: 40.000 franceses destroem 140 comunidades judaicas. Muitos judeus são presos e cerca de 5.000 foram queimados vivos.

-> Ano 1348, Europa: Surge a peste negra… E os judeus são acusados de envenenamento.(por causa de seus habitos higiênicos, não sofreram com a peste. enquanto os europeus sofriam, pois não possuiam nehum habito higiênico. Logo os judeus se tornaram seu bode espiatório)

-> Ano 1492, Espanha: A inquisição expulsa 300.000 judeus.

-> Ano 1543, Alemanha: Lutero escreve 2 obras contra os judeus, que mais tarde foram utilizadas por Hitler. ("Os Judeus e suas Mentiras", e "O Nome Inefável")

-> Ano 1648: Cristãos matam 100.000 judeus, e 300 comunidades judaicas são destruídas, entre Polônia e Ucrainia.

-> Ano 1903: Judeus são queimados vivos, acusados falsamente de sacrificarem crianças cristãs em rituais da Pascoa. (em Maldova)

-> Ano 1920, USA: Discriminação: Surge a Cota Máxima de Judeus em Universidades (15% em Harvard e 2% em Princeton).

-> Ano 1938: Noite dos Cristais - Início da perseguição Nazista aos judeus. (09 de novembro)

-> Ano 1940: França deporta mais de 76.000 judeus para campos nazistas.

-> Anos 1939 - 1945: HOLOCAUSTO! 6.000.000 de judeus foram mortos.

Há ainda MUITOS outros atos horrendos contra os judeus.
A realidade é que nós, cristãos gentios, nos omitimos e por isto promulgamos o anti-semitismo. Agimos completamente CONTRA a mente de Jesus, CONTRA o coração de Jesus, e CONTRA as escrituras, que ensinam a Amar e abençoar até os inimigos (como se em algum momento, os judeus houvessem sido nossos inimigos) e vencer o mal com o bem.

Romanos 11:11
Paulo ansiava causar ciúmes nos judeus com a conversão e transformação dos gentios.
Agora pensem e respondam com sinceridade: Após todas as atrocidades cometidas (por nós cristãos) contra os judeus em nome de Jesus, da Cruz e do Cristianismo, do que Israel poderia ter ciúmes? Estou certa de que o sentimento provocado por nós nos judeus pode ser chamado de tudo, menos de ciúmes!

Irmãos… Temos uma dívida com Israel e com os judeus. Vocês já meditaram nisso?
Nós temos a Bíblia… por causa dos judeus!
Os Patriarcas… eram Judeus!
Os Profetas… eram Judeus!
Os Apóstolos… eram Judeus!
Jesus, nosso Messias… era e é Judeu!
Os primeiros crentes… eram Judeus!

Será que podemos arrancar Romanos caps. 9 a 11 e Efésios 2:14-16 de nossas bíblias?

Não é apenas uma questão de orar pela paz em Jerusalém, como ensina Salmos 122:6-9…

ARREPENDIMENTO:
Precisamos nos arrepender por todas as atrocidades que nós igreja gentílica cometemos contra os judeus, seja por ação como por OMISSÃO. Precisamos sentir por nossos irmãos judeus o que Jesus, nosso messias Judeu sente!
Precisamos nos arrepender com dor no coração, com choro em convulsões e nos prostrarmos diante do Pai e calarmos por perdão!
E, como igreja, procurarmos nossos irmãos judeus em arrependimento, e clamarmos que eles nos perdoem por tudo que nós igreja-gentílica cometemos contra eles.

Compreendendo assim o plano de Deus e executando-o, como está em Romanso 11:31
"Também Israel tem sido desobediente agora, para que vocês lehes demonstrem a mesma misericórdia recebida de Deus, a fim de que eles a recebam."

Não podemos permanecer na OMISSÃO, temos responsabilidade imbuída a nós por Deus.
Precisamos buscar no Pai, formas de demonstrar amor de misericórdia aos Israelitas e ao judeus espalhados por toda a Terra.

autora: Daniela F. Porchat Schlabitz
Vice-Presidente/Brasil
Comando de Oração por Jerusalém!

Um comentário:

  1. Certamente, já ouviu esta palavra mas hoje orando se renovou em mim a fé e a esperança, pois a palavra de Deus se cumpre.
    Regozijai-vos com Jerusalém, e alegrai-vos por ela, vós todos os que a amais; enchei-vos por ela de alegria, todos os que por ela pranteastes;
    11 Para que mameis, e vos farteis dos peitos das suas consolações; para que sugueis, e vos deleiteis com a abundância da sua glória.
    vanderlei michelon

    ResponderExcluir