sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Festa de Hanukká – Tempo de consagrar nossas vida ao Senhor


Desde o Holocausto Judeu, no século passado, Deus tem voltado os olhos do mundo a Israel. Na verdade, em todas as épocas, Israel é visto com atenção pelos demais povos, revelando assim ser o relógio do mundo em relação aos planos de Deus para a humanidade.
A posição da Igreja de Cristo não pode ser diferente.  Nós gentios, como Igreja, temos que lembrar que é dever de todo cristão crer que Deus fala e age através da nação judaica, pois foi lá que Ele começou Sua obra, e há de completar até o dia de Cristo Jesus. Também é dever nosso orar pelos nossos irmãos judeus e observar os estatutos e normas que Israel nos deu como legado Divino.
As muitas festas judaicas também desempenham um papel importante. Através de um estudo apurado entendemos o plano de Deus para o povo de Israel, para a humanidade, para a Igreja e, principalmente, para as nossas vidas. Uma delas – e talvez a menos conhecida das demais – é a Festa de Hanukká, citada brevemente em Jo 10:22 e traduzida por Festa da Dedicação. No Antigo Testamento não há referência dela, pois ocorreu cerca de 160 a.C e os únicos registros dessa época são os livros históricos dos Macabeus.
A época dos Macabeus é marcada pela expansão do império grego. Antíoco Epifânio dominava o Oriente Médio, impondo fortemente a religião, tradição e costumes do pensamento grego Helenístico. Em Jerusalém e arredores, ele proibiu os preceitos mais importantes da religião judaica e profanou o Templo do Senhor oferecendo como sacrifício a Zeus um porco. Apesar de os demais povos aceitarem de bom grado a cultura helenística, Israel foi o único a rejeitar. Os demais povos viam a cultura helenística como exemplo de desenvolvimento; a sabedoria e conhecimento grego, a filosofia, o culto ao pensar revelava isso.  Em 165 a.C o exército dos Macabeus, liderado por Yehuda Há Macabí exterminou o exército grego sírio. Após isso começaram a re-dedicação ao Templo, consagrando um novo altar. A consagração do altar leva sete dias, só que ao acenderem a chama da menorá (o candelabro sagrado), viram que o óleo presente era suficiente apenas para um dia, e levaria oito dias para ficar pronto mais óleo; mas, por milagre Divino, o óleo durou oito dias a luz do candelabro.
 Até hoje os judeus comemoram a Festa da Dedicação (ou Hanukká) lembrando do milagre do óleo e pelos Macabeus terem conseguido derrotar o exército inimigo; ora eles estavam em menor número, e a maioria do exército era composto por Sacerdotes que não tinham a mínima experiência de guerra.  O símbolo dessa festa é o candelabro de nove pontas – Chanukía – sendo que a do meio, que é a maior, é chamada de Shamásh (que significa Servo). Os Israelitas colocam a Chanúkía acesa nas janelas de suas para lembrarem do milagre e para celebrarem a alegria de serem judeus, o povo escolhido por Deus.
Dito isso, vamos lembrar o que a Palavra de Deus tem para nossas vidas em relação à Festa da Dedicação. Paulo fala em 1 Co 6:19-20: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”
Ora, assim como nossos irmãos judeus todo ano comemoram a re-consagração do Templo a Deus, será que nós crentes, nascidos de novo, não deveríamos fazer o mesmo avaliando nossas vidas na presença de Deus? Olhemos para trás. Somente esse ano, quantas vezes profanamos o templo do Senhor com imoralidades, pensamentos maus, pré-julgamentos aos nossos irmãos, vinganças, mentiras, fofocas, etc. Como temos glorificado nosso corpo ao Senhor? Paulo nos deixa claro que fomos comprados por bom preço – preço de sangue, sangue do Shamásch (servo) Jesus Cristo.
Amados Irmãos em Cristo nesse dia 22/12/2011 à 29/12/2011 vamos celebrar juntos com nossos irmãos a Festa da Dedicação, consagrando nossos corpos ao Senhor Jesus Cristo, que, como Servo sofredor, veio ao mundo unicamente para dar sua vida por nós! Claro que é dever de todo nascido de novo fazer isso todo dia. Mas Deus, por sua misericórdia usa a memória dos nossos irmãos judeus para lembrarmos da alegria de pertencermos ao Povo dEle e festejarmos esse fato como um Povo só.
“Hag Hanukká Samêarr!” – Feliz Festa de Hanukká!

Autor: Isac Altenhofen - do site Comunicação Gospel

Um comentário:

  1. Muito bom!
    O fato em si é pra ser lembrado todos os dias, mas a festa nos ajuda a ter um maior tempo de reflexão.

    ResponderExcluir