terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Judaísmo Messiânico reconhecido em Israel e outros lugares...

O Comitê Messiânico de Ação (MAC) liderou a luta contra duas propostas legislativas destinadas a tornar o Judaísmo Messiânico ilegal em Israel, e ambas as propostas não se tornaram lei na terra. Agora, o MAC (sob o nome de Comitê de Ação para o Judaísmo Messiânico, em hebraico) foi oficialmente reconhecido como uma organização israelita sem fins lucrativos. Isto significa que o governo de Israel agora reconhece oficialmente Judaísmo Messiânico!

Esta notícia é realmente incrível! Agora, porque os judeus messiânicos se mantiveram firmes, os israelitas serão confrontados com uma decisão. É qualquer tipo de judaísmo que praticam (ou não praticam) mais verdadeiro do que a nossa forma de Judaísmo -Judaísmo Messiânico?

Recentemente, vários livros foram publicados descrevendo Judaísmo Messiânico sob uma luz bastante positiva. Um novo livro, escrito por um rabino e que ainda não foi publicado, descreve o Judaísmo Messiânico como um ramo do judaísmo. Eu quase caí da cadeira quando eu vi um esboço de um candelabro de sete ramos que incluía a nossa marca do judaísmo, juntamente com os ortodoxos, Conservadores, Reformistas e Reconstrucionistas.

Em razão de a sinagoga messiânica movimentar respectivamente sua herança judaica e defender nossa pátria nacional, Israel, a comunidade judaica está começando a se mostrar favorável. Mas esta não é uma coisa inteiramente nova.

Quando Yeshua andou pela terra, ele foi seguido por milhares de judeus que buscavam conhecer mais sobre Deus. Eles procuraram seus comentários sobre o Shabat (sábado) as leis, sobre o maior mandamento, sobre as leis de kashrut (kosher). Ele era popular, pelo menos com o am-ha aretz (o povo comum).

Da mesma forma, como a primeira comunidade messiânica cresceu, o livro de Atos afirma que os crentes obtiveram favor com o povo judeu. Não apenas isso, mas quando o Rabino Shaul (aliás, o apóstolo Paulo) seguiu o suas "viagens missionárias", ele era frequentemente solicitado para discursar para sinagogas locais. Ele era considerado um judeu, ainda que um judeu que se diferenciou do normal.

Eu acredito que o Judaísmo Messiânico será mais eficaz apresentando as alegações de Yeshua, tornando o nosso movimento e cada congregação, dentro deste movimento atraente ao povo judeu. Nós encontraremos favor, mas serão necessários disciplina e trabalho duro.

Deus tem planos para o nosso povo. Ele chamou Israel para ser "uma luz para as nações". Mas agora, Israel, na sua maior parte, ainda está na escuridão. Apenas uma pequena porcentagem de judeus tem visto a Luz do Mundo.

Estes são tempos surpreendentes - Israel está amolecendo em relação aos judeus messiânicos. Alguns estão mesmo abraçando-nos. Livros estão honestamente descrevendo o que Judaísmo Messiânico tem tudo a ver. Cada vez menos somos retratados como "missionários trapaceiros" empenhados em destruir o povo judeu, como fomos descritos no passado.

Judeus messiânicos estão mais capazes de tomar uma posição com o resto da comunidade judaica. Isto levou às discussões normais por meio das quais podemos introduzir nosso Rabino, Yeshua, o Messias. Além disso, há informações que a comunidade judaica não-messiânica pode compartilhar conosco. Este dar e receber será usado pelo Senhor para cumprir o seu propósito. Lembre-se: de fato, nós todos somos parte de uma menorá. Eu sinto que algo grande está para acontecer.

Shalom u’vrachá (paz e benção)

Rabbi Baruch Rubin é presidente da Messianic Jewish Communications ( www.messianicjewish.net ) e Rabino da Congregação Judaica Messiânica Emmanuel (www.godwithus.org) ambos de Clarksville, Maryland.

Tradução de João B.M. Filho do original inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário